Ter uma empresa é o sonho de muita gente! Segundo uma pesquisa global sobre empreendedorismo, que no Brasil é realizada pelo Sebrae e pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), o Brasil é o 7º país com mais empreendedores. Entretanto, a taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos também é alta, principalmente no setor de microempreendedores individuais (MEI), também de acordo com o Sebrae.
Logo, fazer uma boa gestão financeira da empresa é fundamental. Para isso, existe um instrumento básico de planejamento e controle financeiro: o fluxo de caixa.
Acompanhe o artigo para entender a importância do fluxo de caixa e como fazer.
O que é Fluxo de Caixa?
Fluxo de caixa é uma ferramenta que apoia o empresário no controle de entradas e saídas que acontecem na empresa.
Dessa forma, é possível averiguar o saldo disponível no momento e projetar o futuro, para que exista sempre capital de giro acessível tanto para o custeio da operação da empresa (folha de pagamento, impostos, fornecedores, entre outros) quanto para o investimentos em melhorias.
Como fazer o Fluxo de Caixa?
Para implementar esse tipo de controle na sua empresa, é necessário ter acesso às informações que alimentam a ferramenta. Dessa forma, fica fácil mensurar os resultados de saldo ao final do período. São elas:
- Todos os recebimentos: vendas à vista em dinheiro, cheque, cartões; vendas a prazo, recebimento de duplicatas, entre outros.
- Todos os pagamentos: compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos.
- Previstos: recebimentos e pagamentos previstos para o futuro, num período de pelo menos três meses.
Quando fazer o Fluxo de Caixa
O processo de análise do fluxo de caixa pode ser diário, semanal ou mensal. No entanto, recomenda-se que a existência do saldo final seja confirmada diariamente.
Você pode optar por realizar o fluxo de acordo com os seguintes períodos:
Diário
Ideal para controlar as movimentações financeiras que acontecem diariamente e programar os pagamentos futuros que existirão na empresa. Permite também que, caso o saldo do dia seja negativo, sejam pensadas alternativas de vendas para melhorar os resultados ou negociação de pagamentos dos fornecedores.
Mensal
Esse formato permite que sejam visualizados os resultados do mês, com possibilidade de entender quais são os melhores e piores meses de trabalho. Assim, é possível criar, com antecedência, ações de marketing para melhorar as vendas e, consequentemente, o fluxo de caixa.
Anual
Quando você visualiza o ano todo é possível observar como funciona a sazonalidade do seu negócio e, obviamente, ver onde precisa melhorar o planejamento estratégico da sua empresa.
Tipos de Fluxo de Caixa
Existem algumas variações do fluxo de caixa que são utilizadas para diferentes propósitos dentro da organização. Veja algumas delas:
Fluxo de Caixa Direto e Indireto
O fluxo de caixa direto é o mais conhecido, pois é a tradução literal da ferramenta. Nele, são representadas as entradas e saídas que ocorrem diariamente na empresa.
Por que é importante? Porque ele tem uma visualização fácil e simples dos recursos.
Já o fluxo de caixa indireto é baseado na Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), considerando lucro ou prejuízo do período. Também é considerado o valor relativo às depreciações de ativos e amortizações.
Por que é importante? Pois ele leva em consideração as ferramentas que alteram os lucros da empresa, como as linhas de investimentos realizados, financiamentos fechados com instituições financeiras e quaisquer operações financeiras que gerem receita ou despesa à empresa.
Fluxo de Caixa Descontado
Neste formato, a ferramenta leva em consideração o dinheiro aplicado e sua relação com o tempo. Ele possibilita que seja conhecido o valor de um investimento com base na aplicação dele no hoje e com os resultados a serem gerados no futuro.
Por que é importante? Porque apoia a tomada de decisão da gestão, considerando risco e retorno esperado dos investimentos realizados. Ao realizar as projeções do fluxo de caixa, descontando todas as despesas conhecidas, é possível estimar o valor presente do dinheiro.
Fluxo de Caixa Operacional
Como o próprio nome propõe, esse formato lida diretamente com as entradas e saídas relacionadas à operação do negócio. Suas contas são: receitas geradas através das vendas de produtos ou serviços, custo da produção (insumos e gastos diretos, por exemplo), remuneração das equipes de trabalho.
Por que ele é importante? Pois através das análises dos resultados desse tipo de fluxo de caixa a empresa consegue fazer a previsão de saldo do caixa para garantir a compra de insumos, pagamento de salários da equipe e gastos diretos.
Fluxo de Caixa Projetado
Esse formato permite a projeção de entradas e saídas ao longo do período desejado, mostrando de forma mais completa como estará o saldo da empresa no futuro. Com ele é possível verificar se os prazos de pagamento oferecidos aos clientes, por exemplo, são sustentáveis a longo prazo.
Por que ele é importante? Porque é possível conhecer se há algum risco de não pagamento de contas com antecedência. Dessa forma, é possível criar um plano de ação para se antever aos problemas.
Fluxo de Caixa Ajustado
Algo importante da nossa economia que precisa ser observado é a inflação. No fluxo de caixa ajustado é possível verificar de que forma a taxa da inflação impactará os resultados de caixa do negócio. Quando a moeda está valorizada, o resultado de caixa da empresa tende a ser diferente se comparado a um período onde a inflação apresenta desvalorização.
Por que ele é importante? Porque mostra o quanto o dinheiro do caixa realmente vale frente à inflação do período.
Como analisar fluxo de caixa
Para facilitar o seu entendimento, criamos um passo a passo para te orientar nessa análise:
1º passo: Alimente corretamente a ferramenta assim que um recebimento ou despesa ocorrer.
2º passo: Ao final do período que você escolher analisar, verifique como está o saldo final. Faça 3 perguntas:
- O saldo é positivo ou negativo?
- Existem despesas que podem ser diminuídas ou negociadas no próximo período?
- É possível fazer investimentos no próximo período com o saldo atual?
Demonstração de Fluxo de Caixa
Escrevemos uma pequena história para facilitar o seu entendimento sobre fluxo de caixa. Vamos entrar em uma jornada juntos para ver se você compreendeu os conceitos principais, com uma aplicação prática da ferramenta. Observe:
João possui uma empresa que comercializa calçados femininos em um shopping. Na manhã do dia 01 do mês, ele tinha de saldo em caixa a quantia de R$ 3.812,56. Durante o dia foram feitas vendas à vista (em dinheiro e PIX) e foram pagas contas essenciais para o funcionamento da loja. Veja como ficou o esquema do fluxo de caixa diário de João:
Ao final do dia, João tinha em caixa o valor de R $4.309,02. Realizando todas as anotações de entradas e saídas, ele consegue visualizar o total de receita feita no dia e o montante completo de pagamentos realizados.
Ao fazer essa prática diariamente, João conseguirá planejar ações para o caso do saldo disponível estar negativo em algum momento do mês. Ele pode pensar em queima de estoque, o famoso “Compre 1 e pague 50% no segundo calçado” ou até mesmo parcerias com influenciadores que possam divulgar seu produto.
Planilha de Fluxo de Caixa Mensal
A construção de um fluxo de caixa pode ser facilitada quando você tem uma base sólida que permite colocar as informações conforme elas forem chegando.
Para facilitar o seu bem-estar financeiro, preparamos uma planilha simples (idêntica a do exemplo dado no bloco anterior!) onde você pode fazer o download e começar a preencher com os seus próprios dados.
Baixe aqui o seu kit completo com planilha de fluxo de caixa diário e mensal.
Para utilizá-la, basta você criar uma cópia da planilha em seu computador. Siga os passos:
- Clique em “Arquivo”;
- Clique em “Fazer uma cópia”;
- Escolha em que parte do seu Drive deseja armazenar a planilha.
3 dicas de apps para Fluxo de Caixa
Fazer o gerenciamento financeiro da sua empresa não precisa ser uma tarefa complicada. Todo empreendedor tem múltiplas funções e precisa estar atento a todas as áreas do negócio, mas, com certeza, a principal é a financeira.
Ela guiará as estratégias que precisam ser feitas. Para essa gestão financeira, ter acesso aos números de forma rápida e fácil, como enquanto aguarda uma reunião ou consulta começar, por exemplo, permite que muitas estratégias sejam criadas.
Separamos algumas opções de aplicativos que você pode ter instalado no seu celular para fazer o gerenciamento do seu fluxo de caixa de forma eficiente e inteligente. Olha só:
Esse aplicativo apoia os empreendedores que ainda não possuem muita experiência com gestão de negócios.
Com ele é possível controlar as vendas e organizar o negócio, além de acompanhar a evolução de forma rápida e descomplicada.
As informações que mais importam para o seu fluxo de caixa podem ser encontradas nessa ferramenta. Ele possibilita a visualização de:
- Faturamento total;
- Lucro bruto;
- Quantidade de vendas;
- Ticket médio e muito mais.
Essa ferramenta realiza o controle financeiro das empresas de forma bem visual e acessível, demonstrando as receitas, despesas e saldo final disponível no período.
É permitido cadastrar as contas utilizadas pelo seu negócio e as contas que são recorrentes em sua empresa (facilitando assim a visualização da projeção do seu fluxo de caixa).
Com ele é possível ter acesso a diversas funcionalidades, mas as mais relevantes para o fluxo de caixa são:
- Receitas;
- Despesas;
- Saldo de caixa;
- Relatórios com gráficos.
Esse aplicativo de fluxo de caixa acompanha, em tempo real, as entradas, saídas e outras movimentações financeiras que você realiza no seu negócio. Há tanto a disponibilidade para uso no celular como no computador.
Os principais recursos dessa ferramenta são:
- Contas a pagar;
- Contas a receber;
- Conciliação bancária;
- Emissão de boletos.
Conheça a tecnologia que antecipa o salário dos colaboradores sem comprometer o fluxo de caixa
A Somapay está revolucionando e indo além do pagamento da folha. Com a antecipação salarial, sua empresa pode engajar ainda mais os colaboradores sem comprometer o fluxo de caixa.
O adiantamento salarial é um benefício que pode ser oferecido ao colaborador e possui limite de até 40% do valor bruto do salário. A quantia é descontada nos contracheques seguintes ou proporcionalmente descontada em caso de rescisão contratual e ajuda nos momentos de aperto financeiro e na relação entre empresa e colaborador.
São benefícios do adiantamento salarial:
- Aumento de produtividade e criatividade;
- Maior desenvolvimento pessoal e profissional;
- Reconhecimento e senso de pertencimento;
- Melhoria na relação e defesa da empresa.
Esse material completo sobre fluxo de caixa é para você utilizar de forma a tornar o seu negócio mais lucrativo e valoroso. Fique atento aos conteúdos do nosso blog para ter mais sucesso em sua empresa. Conte com a Somapay nessa jornada.
Gostou desse artigo? Encontre mais artigos úteis em nosso blog! Leia mais: